Primeira Habilitação – Dicas, Preços, Passos …

cnh

Primeiramente tenho que dizer que estou escrevendo esse post há pelo menos 4 meses, e que ele foi escrito a partir de agosto de 2014. Creio que muitas coisas podem mudar conforme novas leis vão sendo aprovadas.

Acho que todos algum dia já desejaram tirar a primeira habilitação, aquela que dá uma sensação de liberdade, de já estar grandinho e de poder sair um pouco do ninho. Mas é bem difícil encontrar informações particulares e pessoais pela internet. Então, cá estou pra falar um pouquinho do que aconteceu comigo.

A primeira coisa que você tem que fazer é ter dinheiro. Sinto lhe informar isso mas não vai rolar se você não tiver uma quantia de grana guardada. E, meu deus, como é caro ter esse documento. Eu mesmo ainda não tenho a intenção nenhuma de comprar um carro, mas estou com tempo livre e estou aproveitando para fazer todo esse processo.

Sei que muitas pessoas acreditam que não vale a pena tirar a habilitação sem a intenção de ter um carro, mas pra mim vale. Hoje eu tenho tempo, que é essencial para tirar a cnh. Dinheiro pra comprar algum carro depois eu uso o meu tempo e trabalho para ajuntar e comprar. Irônico isso né. Tempo, dinheiro, bens.

Em relação a preços, acho que varia bastante também, depende da vários fatores, mas vou falar o que aconteceu comigo. Eu gastei em torno de R$ 1.000,00. Sim, milzão. Eu não tenho esse dinheiro pra gastar a vontade, então acho caro ter que trabalhar um mês pra conseguir juntar e tirar habilitação. Bom, eu paguei R$ 650,00 as aulas na auto escola + R$ 120,00 os exames (médico e psicotécnico) + R$ 175,00 as aulas no CFC. No total dá R$ 945,00 dilmas gastas. Então, sem essa grana acho que nem rola. E, pesquisando um pouquinho acho que até paguei barato, lembrando que eu tirei em São Paulo. Dá pra parcelar na auto escola, mas o cfc e os exames geralmente tem que ser em cash. Vale juntar ou choramingar pros parentes, haha.

E vamos pra segunda coisa que você terá que precisar: tempo. E, eu não estou brincando. Achava que era tranquilo tirar a carta, mas você gasta bastante tempo pra isso, não é de um dia para o outro. Separe aí uns 2 ou 3,4,5 ou até 6 meses pra isso. Não precisa ser exclusivo, mas saiba que terá que se dedicar.

Primeiro passo: Auto escola. Vá na auto escola pra pedir um orçamento, ver se é de confiança. Depois leve seus documentos (RG, CPF, Comprovante de Residência) e eles marcarão pra você um horário no Detran da sua cidade. Geralmente tem horário disponível para dois ou três dias depois. Com hora marcada, o Detran de São Paulo é super rápido. É só achar o balcão certo e eles recolherão os documentos, farão um teste de alfabetização (ditará uma frase pra escrever) e depois recolherão foto e digitais.

Segundo passo: Entregue esse documento que o Detran te entregou na sua auto escola. Ela agora te encaminhará pra fazer os exames médicos e psicotécnicos. O exame médico constitui de afirmar que você tem condições físicas e aptas para dirigir um carro. Geralmente eles fazem uma série de perguntas – anamnésia – além de exames de esforço, tem que apertar uma barrinhas com as mãos, verificam pressão, respiração, fazem exames oftalmológicos (existe essa palavra?), etc. Logo em seguida você faz o exame psicotécnico. O exame psicotécnico consiste de três fases: a primeira fase você tem que acertar a lógica. São figuras representadas em alguns quadrados e você terá que adivinhar qual é a próxima figura e marcar em um gabarito as alternativas corretas. A segunda fase é você achar no meio de várias figuras algumas figuras especificas, tipo um caça palavras de figuras. A terceira fase consiste em uma entrevista com o psicologo, onde ele fará uma longa série de perguntas (se fuma, bebe, usa remédio, teve alguma lesão, osso quebrado, doença) e fará o exame palográfico, onde você recebe uma folha com três palos (risquinhos) já demarcados e tem que fazer com o mesmo tamanho e distância até o médico te alertar de um sinal, aí você faz um palo na horizontal e continua sem parar com os palos na vertical. Passado isso, no próprio dia você saberá se passou em ambos os testes. Se passar já sairá de lá com um atestado emitido pelo detran.

Terceiro Passo: Entregue o atestado a auto escola. Ela te encaminhará ao CFC. O famoso Curso de Formação de Condutores. Com esse atestado você consegue fazer matrícula no cfc e começará a fazer a parte teórica do curso. Esse curso dura geralmente 9 dias. Sua carga horária é alta, com em média 4 horas de curso por dia. Por isso recomendo você fazer em uma época tranquila, sem provas na faculdade ou estresse no trabalho. Creio que a melhor época é no ensino médio, se já atingido 18 anos. Muita gente acha o CFC chato, mas muitas coisas são uteis e você como condutor terá que saber. Eu achei que meu tempo não foi todo desperdiçado e que eu adquiri muito conhecimento nesses 9 dias. Vai de cada um. Mas há partes chatas também, como assistir vídeos explicativos, etc. E, lembrando que toda aula terá que por o dedinho para comprovar que esteve lá. Até enjoa de tanta digital.

Quarto Passo: Prova Teórica. A prova teórica é marcada pela auto-escola assim que você acabar as aulas práticas. No meu caso eles que marcaram a prova e eu não escolhi nada, nem dia nem horário, mas vale avisar os dias e horários disponíveis. No dia e hora marcados, você tem que estar presente no Detran escolhido com 30 minutos de antecedência. A minha prova era 8:40 e cheguei lá 7:30. Comecei a prova por volta das oito horas, então nem esperei tanto assim. Funciona assim, no guichê, você apresenta documento + comprovante de inscrição da prova – fornecido pela auto escola. Eles vão pedir pra você assinar uma lista e você vai para outra fila. Lá você coloca a digital e entra na sala. A atendente informa o número do computador que você fará a prova. Lembrando que a prova é toda feita pelos computadores e não tem nada de manuscrito. Ao sentar-se no computador, você confirma os seus dados como nome, foto e tem cerca de 1:30 para responder 30 questões alternativas. Lembrando que o pc de lá só possui um teclado modificado onde possui as alternativas e setas, não há mouse ou teclado com letras. Muitas vezes pode cair questões repetidas, no meu caso tiveram 2 questões semelhantes, ou seja, 4 repetidas. As questões são sortidas e nem tem como colar, pois são colocadas as pessoas em cabines alternadas. Você responde, confere e confirma. Assim que confirmar pode deixar a sala e dirigir-se ao outro balcão onde outro atendente fala quantas questões você acertou e se foi aprovado ou não. No caso, você tem que acertar 70% da prova, correspondente a 21 questões.

Prova Teórica: Quanto a prova teórica, é difícil dizer como ela é, pois são questões aleatória, pode ser que pra mim seja fácil e pra você dificil, ou vice versa. Depende dos assuntos que domina e a sorte de caí-los. Quando você marca a prova demora uns 15 a vinte dias do término das suas aulas até você realmente fazer a prova, então, boa parte da matéria já foi esquecida. Ajuda dar uma revisada alguns dias antes e principalmente FAZER O SIMULADO DO DETRAN. Isso ajudou muito, você já conhece como funciona as alternativas, o teclado, as placas e a chance de cair questões na prova que já tinha respondido no simulado é muuuuuito alta. A dica é estudar tudo e praticar bastante. E, sendo bem sincera, acho difícil não acertar menos de 21 questões. Eu acertei 100% da prova e só fiquei realmente em dúvida em 2. Mas não é nada demais, você consegue ir eliminando as alternativas. Fiz a prova em 15 minutos e depois já estava voltando pra casa. Mas antes já passe na auto-escola e marque as aulas práticas.

Quinto Passo: Aulas Práticas. Assim que conseguir ser aprovado no exame teórico é possível marcar as aulas práticas. Isso depende muito de cada auto-escola, da agenda dos instrutores, do seu tempo e tudo mais. No meu caso esperei mais de uma semana pra começar as aulas práticas. Bom, eu não sabia nada de direção, então comecei do zero. Mas depende de cada um. Muitas vezes a pessoa já sabe e facilita ou não nas aulas. Você pode marcar 3 aulas por dia, sendo 16 20 aulas de dia e 4 5 de noite. As aulas teóricas são as aulas que as pessoas estão mais ansiosas para fazer, para aprender, para mexer e para finalmente aprender a dirigir. Tenho que lhe dizer que tudo dependerá do seu instrutor. Ele que orientará em todos os passos, e muitas vezes não identificamos com muitas pessoas, pode ser que seja paciente e legal ou não, eu, graças a Deus não tive problema com isso. O primeiro dia é basicamente coisas teóricas, coisas do painel, câmbio, pedais, volante e as infrações da prova. Dá pra aprender a sair com o carro e dar umas voltas em algum lugar tranquilo. Digo que andar é super tranquilo, mas sair e parar são um pouco mais complicados. Muitas ações e comandos que não estamos acostumados. Mas nada que não podemos superar. E, tenho que dizer que além de tudo isso tem que aprender a baliza, onde aí sim o negócio piora um pouquinho, mas só um pouquinho. Mas aos poucos é possível aprender e adquirir experiência, pois experiência é tudo nessa vida. Além disso o instrutor possui a embreagem e o freio no lugar do passageiro e te orienta nessas coisas.

Todas as aulas estão voltadas para a aprovação na prova prática. Então, não pense que o que você aprendeu na auto-escola é a realidade. É só o começo de uma grande coisa. Nas aulas não pode passar de 30km/h e só fica na primeira e segunda marcha. Não passa por caminhos estreitos ou esburacados ou desnivelados, o que não acontece na vida. No meu caso a baliza da prova é feita em uma subida, então o foco foi isso, o que significa que não sei direito baliza em áreas retas e muito menos descidas. Se, você andar na rua a 20 km/h muitos carros vão querer passar por cima de você e ainda te mostram o dedo do meio, se não xingarem sua mãe. Na realidade você pegará um congestionamento, e só quem está começando sabe o quão chato é  fazer parada e arrancada para andar 3 metros, ainda mais quando não se tem prática. E ainda, nas aulas nem me preocupo com o carro, em nada mesmo, ele já está com gasolina, seguro, ipva, todas as taxas e inspeções, garagem, óleo, mecânica, pneu. Tudo já está feito por mim ali, o que não corresponde a nenhuma realidade, carro traz responsabilidade, em todas as áreas, principalmente $$$.

Devo dizer que 20 aulas é pouco. Pouco pra quem não sabe nada ou sabe o mínimo. Se não aprendeu direito pague aulas extras. Creio que mais 5 ou 6 aulas é um bom número. Tente marcar as aulas em dias seguidos, assim você assimila muito mais rápido o que aprendeu. Marque as aulas em diferentes horários se realmente quer ver a realidade, assim você consegue aprender coisas que muitas vezes nunca pensaria. No meu caso, descobri que tenho que colocar um óculos escuro de manhã, pois o sol atrapalha. De tarde, é muito calor então passe protetor ou o seu braço esquerdo ficará preto e o direito não. De noite tem mais trânsito, fato, as pessoas estão voltando de seus serviços ou indo para aulas na faculdade. Perceba detalhes que muitas vezes seu instrutor não te dirá. Mude o caminho, depois que adquirir confiança, fale se não há rotas alternativas, ficar no mesmo lugar é entediante. Treine paradas e saídas, pois é melhor treinar com o instrutor do lado do que no momento em que estará sozinha no seu carro. Tire dúvidas, sério, meu instrutor até me acha burra, pois pergunto o óbvio, mas não tenho vergonha de perguntar. Pergunte o que você já sabe, só pra ter certeza que é realmente certo. Descubra, fuce, seja curiosa. Não há nada demais nisso.

Sexto Passo: Prova Prática – Após conseguir marcar e fazer todas as aulas, e digo que marcar as noturnas leva bastante tempo, tente não desmarcar as aulas, principalmente as noturnas, pois dependendo da auto escola você levará de uma semana e meia a duas semanas para remarcar essa aula, você poderá marcar a prova prática. A prova prática geralmente é em um lugar aberto escolhido pelo Detran da sua cidade. No meu caso era bem perto de onde eu fazia as aulas. Você irá com mais alunos que farão a prova. Peça para fazer com o mesmo carro que treinou, pois muda bastante de carro para carro. No dia você vai na hora combinada para a auto escola que te leva para o lugar da prova. No dia que fui, cheguei lá umas 8:20 e esperei até umas 11:20 para fazer a prova. Dicas importantes: passe protetor se não quiser se queimar, leve óculos de sol, água e algum lanchinho. Além do RG e comprovante da prova.

O percurso sempre é parecido e sempre terá placas de pare e a baliza. No meu percurso possuía 2 placas de pare, uma área de baliza na subida, e no total eram oito setas: duas para a esquerda e seis para a direita. Você recebe o papel de todas as infrações e cada pontuação de cada uma. Você pode fazer até 3 pontos e se atingir 4 já está reprovado. Não se esqueça de entrar no carro, colocar o cinto, arrumar o banco e os retrovisores. Após ligar de seta para a direção que está saindo. Não se esqueça de dar seta na entrada e saída da baliza e depois na parada do carro. O nervosismo atrapalha muito, mas não é nada impossível. O percurso é fácil e curto. Estava esperando muita pior. O segredo é ficar calmo e prestar atenção. No fim, se fizer tudo certinho está aprovado.

Após aprovado no exame prático demora cerca de 15 dias úteis para chegar a carteira na sua auto escola. Essa carteira é a PPD – permissão para dirigir e tem validade de 12 meses. Após esses 12 meses, se não cometer infrações gravíssimas, você poderá pegar a CNH, que tem validade de 5 anos + 1 mês.

Sei que esse post ficou enorme, porém queria contar essa experiência e não achava muitos detalhes na internet. Espero ter ajudado quem está interessado em tirar a CNH.

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18 comentários sobre “Primeira Habilitação – Dicas, Preços, Passos …

  1. Juliana, EXCELENTE post! É difícil encontrar algum blog que explique, NA PRÁTICA, como funciona o processo de obter a habilitação. Normalmente só encontramos dicas genéricas. De fato, obter a CNH está cada vez mais dispendioso, em termos de tempo e de dinheiro. Um grande abraço!

  2. Ótimo post! Eu dei entrada na minha carta e agora estou esperando para começar as aulas teóricas, mas confesso que para minha ansiedade considero tudo muito enrolado!! Queria uma dica, eu sou muito nervosa e vou aprender tudo do inicio nas praticas, eu queria saber o que você me recomenda para manter tudo sob controle nas aulas e no exame pratico. Obrigadinha 🙂

    • A melhor dica para você ir bem na prova teórica é fazer e refazer o simulado das perguntas. Você consegue responder o simulado procurando Detran +simulado + o nome do seu estado. Se não me engano também há um aplicativo que tem esse simulado.
      Agora pra prova pratica eu diria para você pedir dicas ao seu instrutor. Com certeza ele conhece o percurso que você ira fazer. Tente descobrir quantas vezes o percurso tem seta, quantas placas de pare tem e não se esqueça de colocar o cinto. É sempre lembre que manter a calma é o melhor remédio. Espero que tudo ocorra bem e boa sorte. Beijo das gêmeas.

  3. Adorei o seu post. Vou começar as minhas aulas práticas, e estou muito nervosa. Não sei praticamente nada. Meu problema é que sofro muito com ansiedade e isso pode me atrapalhar. Mas se Deus quiser vai dar tudo certo.

    • Olá Tamirís, esperamos que o post tenha ajudado. Mesmo não sabendo muita coisa, não é difícil. Ninguém nasce sabendo. Em relação a ansiedade, esse medo inicial é normal, mas depois que você começar possivelmente isso irá diminuir. Lembre-se que há sempre um instrutor para te orientar e evitar possíveis acidentes. Lembrar que tinha alguém do meu lado ajudava diminuir minha ansiedade. No mais, respire fundo e creia que tudo dará certo. Tenho certeza que em pouco tempo terá sua carteira de habilitação em mãos. Beijo das Gêmeas.

  4. Muito obrigado pelo post.
    Acessei ele lá no comecinho do meu processo de habilitação e me ajudou a tirar várias dúvidas que eu tinha.
    Essa semana eu fui aprovado e só tenho a agradecer. =)

    • Olá Adriana. Medo é natural e faz parte de começar algo novo. Também tinha anseios e medos quando comecei a encarar esse processo de tirar a carta de motorista. Espero que enfrente seus medos e tenho certeza que a sensação de enfrentar o medo é a melhor possível. Qualquer duvida pode perguntar. Que bom que conseguimos ajudar um pouquinho. Beijo das gêmeas.

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