Pós Graduação – O que esperar?

large

Obviamente que cada curso, cada instituição, cada classe, cada grupo de professores serão fatores que farão com que nada seja igual, então não espere que o que eu fale seja correspondente ao que você desfrutará. Estou falando da minha experiência pessoal e do meu ponto de vista.

Bom, eu estou quase acabando (falta o tcc, maldito bendito tcc) e quero dar a minha opinião sobre pós graduação. Então comecemos do começo. Só pra situar eu fiz pós de Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação no Senac.

Seleção: Pra entrar em uma pós, geralmente é preciso fazer uma entrevista ou uma prova para ver se todos possuem o mesmo nível (no meu caso foi uma entrevista com o coordenador). Fiz a entrevista em outubro para começar o curso em março do ano seguinte. A entrevista foi bem tranquila, precisei entregar a “documentação” juntamente com um curriculum. Geralmente faz questões do porque deseja entrar e qual será o tema do seu tcc e outras de conhecimento geral sobre o assunto. Mas ele não reprovou ninguém, o que deixou a minha turma com mais de 60 pessoas.

Aulas: as aulas ocorrem duas vezes por semana, geralmente em dias alternados. As aulas geralmente são modulares, quando você vê uma matéria por vez, no meu curso, geralmente via uma matéria na segunda e outra matéria na quarta, não sendo necessariamente apenas uma matéria por vez. Isso é bom, no sentido que o conhecimento não fica “picado” e que as aulas são melhores aproveitadas e também é ruim no sentido que quanto mais tempo se passa, também se esquece mais facilmente. No fim, eu pelo menos nem lembro os nomes de todas matérias e muito menos dos professores correspondentes.

Escolhi uma pós que não possui aulas práticas, e, como saí de uma graduação com váriaaass aulas práticas (gastronomia) foi meio difícil, pois as vezes acabava sendo entediante. As aulas duram em torno de 4 horas e é apenas com um professor e uma matéria. O lado bom é que você consegue aproveitar bem o conteúdo, aprender bastante teoria. Porém, acredito que para quem estava acostumada com bastante aulas práticas haja uma certa dificuldade de ficar com a bunda na cadeira escutando por 4 horas seguidas, mas nada que seja impossível, com ajuda de muito café.

As aulas geralmente são aulas de slide, com comentários do professor, e isso varia muito conforme matéria/professor. Tem professores que dão trabalhos em aula pra serem apresentados na própria aula, tem professores que reúnem o grupo para discussão. Mas, no geral, a aula é bem aberta, todas as pessoas podem opinar e o que eles realmente ficam é na transmissão de experiências e informações.

Alunos: Você encontrará de tudo, diferentemente da graduação em que as pessoas tem algumas características em comum em alguns cursos. Tem gente de 20 a 60/70 anos. Homens, mulheres, desde inexperientes a donos de empresas. O que eu percebi é que, diferentemente da graduação, técnico ou ensino médio, é mais difícil de fazer amizade na pós. Muitas pessoas querem relacionamentos somente profissionais e o horário da aula também não permite muitas conversas e diversões. Sim, isso é muito variável, mas creio que como as pessoas são mais adultas e já possuam relacionamentos construídos, a relação acaba sendo apenas profissional. Talvez os colegas da pós sejam aqueles em que você contrataria para sua empresa, mas não chamaria para um churrasco na sua casa. Sei lá, apenas a minha opinião.

Professores: Geralmente os professores são aqueles que possuem mil e uma graduações/pós graduação e que tenham feito mestrado/doutorado/cursos no exterior. Mas nem por isso eles são superiores aos alunos. Não se intimide com os grandiosos currículos. Eles são experientes na área e estão preparados para isso. Mas, já tive professor foda (de bom) que não tem uma boa eloquência, já tive professor chato que não fala com ninguém e nem tira dúvidas. Só digo uma coisa, se realmente não está feliz com o professor e se a sala concorda com você, não hesite em falar com o coordenador sobre isso. Mas, em geral são simpáticos e transmitem o conhecimento que foi proposto a eles.

Nota: Se há uma coisa boa é não ter que se preocupar com provas. \o/ Enquanto seus amigos estão desesperados, você fica tranquilo por não possuir esse tipo de avaliação. Sim, há notas, porém em geral os professores avaliam por participação em aula, trabalhinhos, apresentações em aula, essas coisas. Só uma dica, se seu professor na última aula der uma avaliação sobre ele e suas aulas, não fale mau, cometi esse erro e por isso recebi a nota mínima, principalmente se ela for da parte de psicologia. =(

Falta: Eles dão muito mais importância para falta do que qualquer outra coisa, o que acaba incomodando quando você está em uma pós graduação. Fazer duas chamadas por noite acaba sendo exagerado pra mim. Mas, não estoure as faltas, é mais difícil passar do que quando não atinge a nota. Não estou brincando.

Trabalho de Conclusão de Curso: nosso querido TCC. Desde o início das aulas já é proposto para você decidir o tema o quanto antes. Esse é o trabalho principal e todas as aulas são dadas para que você as utilize nele. Primeiro, muita calma na hora de decidir tudo sobre esse trabalho, principalmente as pessoas. O tema é razoavelmente fácil de se mudar, porém o grupo não é tão fácil assim. Primeiro escolha o seu tema e procure alguém que esteja trabalhando no mesmo tema que você. Isso é bom pois não terá trabalhos com o mesmo tema e todo o trabalho que esse trabalho dará será dividido, seu pra entender? Se, você não gosta muito de compartilhar ou quer fazer o trabalho sozinho, muita boa sorte pra você, mas saiba que não será fácil. O bom é que você tem 4 meses para entregar a partir do momento em que as aulas acabem.

Duração: Geralmente é de 1 ano á 1 ano e meio. No meu caso são 16 meses. 12 meses de aulas + 4 meses de entrega de trabalho.

Preço: Geralmente varia de 500 a 1.000 reais. No meu caso foi 700 e pouco, acabei pagando menos do que a graduação, mas a carga horária também é menor. É valido você dividir o preço pela carga horária e fazer a comparação com outros cursos.

Compensa? Sim, principalmente se você conseguir colocar o que foi dado em prática. Aprendi muitas artimanhas e coisas que ninguém fala. Muitas matérias básicas são realmente uteis e se realmente gostar vale a pena se aprofundar no assunto. O curso passa bastante conteúdo pela sua duração e como não possui provas, é fácil conciliar com trabalho e outros cursos. É muito bom para fazer network e acabar conhecendo profissionais. No geral, depende muito da expectativa que colocou no curso. Mas conhecimento nunca é demais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s