Para Ler #31: Mafalda

mafaldaeomundo

Acho difícil conhecer um brasileiro que nunca tenha ouvido falar das tirinhas da Mafalda. Acontece que, há algumas semanas, passando pela parte de quadrinhos da biblioteca, acabei por encontrar os livrinhos compilados 1-9 dessa menininha charmosa.

mafalda

Mafalda, com 6 anos, é uma questionadora nata! Questiona a sociedade em que vive, a politica, a economia, os costumes… No entanto, sempre com a ingenuidade própria da criança 😀

mafalda5

Escrito pelo Argentino Quino, de 1964 a 1973, as histórias muitas vezes trata de problemas do país, sempre com uma visão humanitária, preocupadas em retratar, por exemplo, a inflação, a corrupção, a falta de liberdade de expressão, nunca deixando também de manter um olhar sobre os conflitos internacionais.

mafalda4

O mais interessante é que, mesmo sendo escritas com décadas de distância de hoje, em um país distinto, as provocações de Mafalda acerca desses assuntos não deixa de serem pertinentes a nossa realidade, retratando problemas que, ainda hoje no Brasil, infelizmente são muito atuais =/

mafalda1

Com um humor muito refinado, ligeiro e perspicaz sobre todas essas problemáticas, aliados com a ingenuidade infantil, Mafalda e sua trupe — que tipifica, aliás, cada um deles um conceito: Felipe representa a vontade x a moral; Manolito, o capitalismo voraz; Susanita, futilidade e ideias machistas; Guillé, o começo da percepção infantil; Miguelito, sua inocência e Liberdade, toda sua pequineza — nos fazem perceber problemas de gente grande mas com a diversão infantil.

mafalda6mafalda3mafalda2mafalda7

5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s