Para Ler #29: Os Melhores Contos de Fernando Sabino

OsMelhoresContosFernandoSabinoNunca havia lido nada desse autor, mesmo já o tendo visto diversas vezes, lá, paradinho, na estante da biblioteca. Sempre que passava por um livro dele pensava: “Ah, vou ler” mas minha cota de empréstimos sempre terminava e ele nunca estava entre eles. Até que, felizmente, finalmente “Os Melhores Contos de Fernando Sabino” foi o escolhido.

Não sou muito fã de contos, prefiro histórias mais longas. Também nunca fui uma grande apreciadora de relatos do cotidiano, pois sempre viajei mundos e mundos na fantasia. Mas, assim que comecei a ler esse livro, ele não mais me abandonou: Passou a me acompanhar a todos os lugares.

Quando finalmente tomei conhecimento de tais contos, não pude deixar de puxar, lá no fundo da memória, o Veríssimo. O filho, não o pai. Talvez seja o mesmo estilo de narrativa, curta concisa, “econômica” como li por ai. Talvez seja efeito da mesma temática, histórias do cotidiano. Apesar de tudo, não pude deixar de sentir uma gritante diferença: o humor.

Enquanto o humor de Veríssimo, ainda que refinado, é mais exposto, o humor de cada conto de Sabino é tímido, escondidinho, dá as caras ali e aqui, nunca para se “matar de rir”, mas que torna cada conto um conto de humor extremamente refinado, com um ar mais sofisticado. Os contos trazem ainda uma pitada de critica à ordem social e um “quê” de reflexão.

Sabino formou-se em Direito, por isso, não raro figura em seus contos, um de seus “operadores” (Oiee?? Estudante aquiii) e viajou por diversos países, contando com muita boa vontade histórias das mais diversas partes do mundo. E é com essa boa vontade que, com certeza, continuarei a ler a obra desse autor incrível. E quem sabe eu até não  me apaixone pelo gênero contos?

4,5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s