Como realizar as metas do ano

IMCnSRnD6j“Você não tem que ser bom para começar, mas tem que começar para ser bom”

Todo mundo já sabe, virada do ano é a hora de desejar coisas novas para um ano novo. Eu sou daquelas que estabeleço mil coisas e que nem sempre rola. Mas, se uma coisa a pós me ensinou, foi estabelecer e fazer de tudo para cumprir metas, e eu afirmo que a negócios e vida pessoal tem muitas coisas em comum.

Então, tive vontade de escrever coisas para ajudar nas realizações, seja elas novas ou velhas.

Estabelecer Metas – o que a maioria das pessoas fazem, e para por aí. Estabelecer metas é muito fácil, mas cumpri-las já é outra história. Então, primeiro você tem que estabelecer metas que deseja, porém, tem que ter noção da quantidade e se aquilo é possível. Um exemplo é: querer perder muito peso (perder peso é fácil, se perder um quilo já cumpriu a sua meta, então fica interessante colocar metas mensuráveis e que não sejam absurdas, no exemplo, querer perder 10,20,30 quilos em pouco tempo é um dos motivos que fazem as pessoas desistirem, pois não enxergam resultados e acabam desistindo de suas metas, e é bom sempre lembrar que você não ganhou peso de um dia para o outro, não adianta querer perde-los).

Diagnóstico – agora que foram estabelecidas as metas, o ideal seria você saber onde você está. Seria como você pensar como se encontra hoje e onde você gostaria de chegar. Então, você tem que saber a real situação hoje, e não adianta se enganar. Por exemplo: falar fluente outra língua (você tem que saber seu ponto de partida, no caso qual é o seu nível da língua desejada, e onde gostaria de estar daqui x tempo. Se quiser em um ano falar fluentemente inglês mas não sabe o básico você terá que se esforçar muito mais para que isso aconteça).

Estudar – você tem que estudar o máximo sobre o assunto, seja lendo coisas na internet, vendo vídeos no youtube, lendo revistas, falando com outras pessoas sobre isso. Então, quanto mais informações deter, melhor serão as escolhas e menos improvável algo dar errado. Se deseja entrar em um curso universitário por exemplo, tem que pesquisar todas as instituições que fornecem o curso, quais são as matérias, os custos, a distância, as vantagens, as desvantagens. Quanto mais informações recolher e analisar melhor.

Planejamento – essa parte é a essencial. Nada ocorre sem planejamento. Então, o planejamento tem que partir desde o início e prever muitas coisas que possam dar erradas no meio do caminho. Sem planejamento se gasta muito mais energia, dinheiro e tempo, e muitas vezes não se alcança o objetivo. Se acaso queira fazer uma viagem, você terá que planejar muito tempo antes para que isso aconteça. Primeiro você terá que pesquisar todas as coisas necessárias (passaporte, documentos, língua, hotel, hospedagem, clima, roupas, etc) e ainda terá que ver o lado financeiro (quanto que você deseja gastar, como vai gastar, como vai pagar) e cultural (quais lugares deseja conhecer, visitar, comer, comprar) além de inúmeras coisas que possam ser desastrosas e que sempre é bom ter um plano B.

No planejamento entra também a questão de dividir as metas em várias partes. Se quiser juntar dinheiro, em vez de conseguir tudo de uma vez é bem mais fácil colocar sempre uma quantia fixa na poupança, que ainda terá o rendimento. Se quiser perder peso, divida o total desejado pelos meses do ano e sua meta ficará bem mais alcançável.

Financeiro – muitas das coisas envolvem um lado financeiro, porém, isso não é desculpa para ninguém. Se quer emagrecer tem que entrar na academia, então terá que procurar uma de acordo com o seu bolso. Se não tem $$$, também não há desculpas, sempre pode caminhar em parques, ou reunir com os amigos para praticar atividades, ou mesmo ver vídeos de profissionais de como fazer exercícios em casa. Gente, nós temos o tio Google pra quê? Atualmente, sempre terá aquela pessoa que compartilha conhecimentos e disponibiliza online.

Pessoal – talvez a mais difícil, aquela em que nossos esforços tem que ser maiores. Não desanimar. Segundo meu professor, nenhuma pessoa é capaz de animar a outra, mas desanimar é a coisa mais fácil do mundo. Então, você tem que fazer as coisas por si próprio. Você tem que ser o primeiro á querer aquilo, e não adianta o outro querer por você. E como é dificil não deixar a peteca não cair, mas se estiver focado, sempre é possível. Muitas pessoas vão com muita sede ao pote, e depois de algum tempo acabam por enjoar daquilo. Por isso devagar e sempre.

E por fim, comece. Sim, encare tudo e todos e corra atrás dos seus sonhos. Nunca é tarde para começar.

eL2NLNUl9f

 “Nunca desista dos seus sonhos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s