Filme: Mary & Max – Uma amizade Diferente (2009)

mary_and_max_poster

Mary Daisy Dinkle é uma menininha de 8 anos que mora na Austrália, tem um pai ausente e uma mãe bêbada, além de um sinal da cor de cocô na testa. Max Jerry Horovitz é um nova-iorquino de 44 anos com problemas sociais. Quando Mary decobre que os bebês são achados em copos de cerveja na Austrália, decide escrever para um americano perguntando onde os seus bebês são achados. Será em latinhas de refrigerante? Disso nasce uma bela amizade por correspondência entre Mary e Max, que acompanha o desenrolar de suas vidas.

Feito todo em animação stop-motion em argila, essa produção australiana que possui Adam Elliot como diretor me deixou até agora confusa. Não porque seja mal escrito, mas sim porque Mary e Max possuem um jeito único de enxergar o mundo, um jeito que ao mesmo tempo que é ingênuo, como uma criança, atravessa situações tão pesadas que você não consegue muito bem associar esse modo de ser ao mundo cruel.

Confuso o quis dizer? É porque até agora me sinto assim em relação à esse filme. Ao mesmo tempo em que possui uma linguagem inocente, mostra um lado sombrio do mundo; ao mesmo tempo que parece ter sido feito de forma ingênua, trata de assuntos sérios, como a adequação das pessoas ao mundo.

Ter sido feito totalmente em “massinha”, creio eu, ajuda a me deixar com essa sensação. E ao mesmo tempo que as peças parecem não se encaixar, elas ficam tão bem juntas que é impossível não se emocionar com esse filme.

A animação de “Mary & Max” é tão perfeita, mas tão perfeita, que as vezes você se esquece que não são atores reais atuando, apesar de ter sido dublado por um time de primeira! A trilha sonora e a narração, então, dão o toque que faltava, como a cereja do bolo!

Apesar dessa perfeição toda na animação, não se engane: “Mary & Max” não é um filme infantil. É um filme para nos fazer refletir acerca do mundo e de nós mesmos!

Achei um vídeo da Telecine que explica um pouquinho mais do filme. Quem sabe não dá pra entender melhor o quis dizer…

Assisti ao filme através da Netflix.

5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s