Para Ler #21: As Aventuras do Caça-Feitiço – O Aprendiz

as aventuras do caça feitiçoTom  Ward logo fará 13 anos e está na hora de começar a aprender uma profissão. No entanto, sendo o sétimo filho, não restam mais tantas opções para ele. Assim, seus pais lhe entregam para o Caça-Feitiço para que se torne seu aprendiz. No entanto, ele não é somente o sétimo filho, como seu pai também era o sétimo filho; essa condição possibilita que Tom possua algumas características especiais: ele consegue sentir e se comunicar com aqueles que ninguém mais consegue, como espíritos, fantasmas, ogros, além das feiticeiras, é claro. Agora, em sua nova profissão, é dever de Tom proteger as pessoas desses perigos sobrenaturais.

Adorei esse livro! Acho que foi um dos melhores livros juvenis que já li! Principalmente porque nenhum livro de terror me assusta (ok, talvez um pouquinho os do Stephen King, mas só um pouquinho, ok?) e, apesar desse livro não ter me deixado com meeedo, me fez sentir aquela sensação, sabe? O que eu acho a parte mais gostosa de se ler…

E ela [a porta] se abriu, muito lentamente, com um forte rangido. Alguma coisa entrou na sala. Senti uma friagem. Uma friagem de verdade. O tipo de friagem que me informava que ali havia alguma coisa que não pertencia a esta Terra. Era como a friagem no morro do Carrasco, só que muito, muitíssimo pior.

A narração do Joseph Delaney é extremamente gostosa de se ler. uma vez que você começa, é impossível parar! Li esse livro muito rápido: em menos de duas horas já havia terminado e estava procurando a continuação.  Também gostei muito das personagens, sua construção em camadas, ir revelando aos poucos os motivos e o passado de cada um.

as aventuras do caça feitiço 2As Aventuras do Caça-Feitiço foi publicada no Brasil pela Bertrand Brasil, um selo da Editora Record. A edição está muito bem feita, fácil de se ler (entenda-se letra tamanho 12 com espaçamento duplo em papel pólen). Cada capítulo se inicia com uma ilustração, além do cabeçalho do livro ter sido feito com todo o cuidado e capricho. A capa é perfeita para a história, dando a impressão de se tratar de um livro antigo, misterioso. Já a contracapa vem com um aviso: “CUIDADO: Não deve ser lido à noite!” Rs

Uma curiosidade é que o autor, Joseph Delaney, baseou O Condado, região em que vive Tom na história, no condado de Lancashire, norte da Inglaterra, onde vive. As regiões que o compõem também foram baseadas em sua vida: Chipping virou Chipenden e Lancaster virou Caster, por exemplo. A orelha do livro traz uma outra informação, se é verídica ou não, não sei dizer: “A casa mal-assombrada em O Aprendiz realmente existiu! Quando criança, Joseph morou em uma casa assim, em Preston, onde tinha um pesadelo recorrente. No sonho, ele se via sentado em um tapete na sala enquanto a mãe tricotava. Então começava a sentir um frio sinistro e, do depósito de carvão no porão, subia uma sombra que o levava a força para o escuro. E o que era mais assustador… seus irmãos tinham o mesmo pesadelo! A casa foi demolida por causa disso; portanto, ele jamais poderá voltar lá.”

A série, no original “The Wardstone Chronicles”, já possui 11 livros publicados na Inglaterra, mais três complementares à história. Por aqui, a Bertrand Brasil só publicou 7 volumes até agora, o que é uma pena, porque é uma série realmente muito boa. Infelizmente ela não é tão conhecida no Brasil, o que deve dificultar a sua publicação =(

5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s