Para Ler #19: Harry Potter e a Pedra Filosofal

hp1Eu disse nesse post aqui que havia comprado HP. Acontece que os livros mal chegaram em casa e já comecei a lê-los.

Obviamente, eu já havia lido HP e o achava uma história muito boa. No entanto, há detalhes que você só percebe em uma segunda leitura.

Lembro-me de um dia meu professor de gramática dizer que a palavra “texto” deriva da palavra “tecido” e que o verdadeiro significado de escrever com coesão é tecer as histórias como se tece as tramas de um tecido. Até hoje, por essa razão, utilizamos a palavra “trama” para designar um enredo.

A verdade é que nunca vi uma história tão bem costurada como HP. Realmente, há citações e situações que só serão explicadas lá na frente, nos livros posteriores (por exemplo, logo de cara ela cita o jovem Sirius Black) e que você deixa passar em sua primeira leitura. Somente relendo a história você consegue se dar conta do quão bem escrita ela é.

Eu não cresci com HP, e talvez, por isso, não tive aquele amor que muitos tem pela história. No entanto, ler agora, já adulta, também fez eu me apaixonar por tudo. A genialidade de J. K. Rowling finalmente se evidenciou para mim. Tudo em HP é bem construído, sejam os personagens (adoro o Fred e o Jorge), os desafios, até mesmo Hogwarts. J. K não dá ponto sem nó.

Uma coisa que me deixou bastante chateada foi a edição da ROCCO. Por diversas vezes peguei erros, tanto de ortografia, como de concordância, e até mesmo de escolha lexical! Puxa, na terceira edição, continuar tendo tais erros em uma obra tão boa deixa qualquer um furioso. Pena que não me lembrei de marcar as páginas para mostrar aqui, mas marquei alguns no HP 2.

Sei bem que para alguns, esse post não acrescentará nada nem trará algo de novo, porém o intuito foi mesmo fazer uma declaração de amor pela série.

5 corações

Deixe um comentário

