Reestudando Gastronomia #1

gastronomiaaÉ incrível quão rápido esquecemos as coisas que não praticamos. Já não sei mais equações matemáticas, fórmulas de física, nomes de compostos químicos. E olha que não faz nem 3 anos que saí do ensino médio. E agora, nove meses depois de concluir a faculdade, ando esquecendo tudo. E com o propósito de me comprometer a estudar, vou tentar uma vez na semana relembrar coisas simples de gastronomia e nutrição.

Por hoje veremos o termo mise en place, como dito nesse post.

Mise en place – um nome que a maioria nunca ouviu na vida. Mas muito comum pro pessoal de cozinha. Quando ouvi pela primeira vez, senti que estavam falando grego (e não francês) pra mim.

Sabe quando a sua mãe está batendo um bolo, fazendo uma torta ou qualquer coisa do gênero. Aí, de repente, no meio da receita ela olha na geladeira e vê que não há ovos. E óbvio, como um bom filho você tem que ir na padaria pra comprar meia dúzia de ovos pra continuar a receita. Aqui em casa isso acontece milhões de vezes. Isso ocorre por um motivo simples: sua mãe não fez mise en place.

O termo é complicado, mas basicamente ele é traduzido como pré preparo. Outro exemplo bem típico é quando você vê uma receita na Tv, e o apresentador executa ela em minutos, como se fosse a receita mais fácil do mundo. Ele vai pegando tigelinha por tigelinha, vai falando o que é, o peso e vai agregando a receita. E quando você vai executar essa receita, você leva 50 vezes mais tempo pra executá-la. Isso por que ele já tinha separado tudo, pesado tudo, colocado na ordem do preparo, ele realizou o mise en place.

Bom, então a regra número um é: faça o pré preparo dos ingredientes. Separe e pese todos os insumos necessários. Veja se você tem disponível todos os utensílios necessários para executar a receita, deixe em ordem de preparo e leia e releia sua receita para ficar bem claro. Não faça que nem a minha mãe que não faz mise en place só pra sujar menos louça. Por Favor!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s