Filme: O Conde de Monte Cristo (2002)

  — A troco de tua ajuda te ofereço algo muito valioso.

— A minha liberdade?

— A liberdade pode nos ser tirada, como saberás. Ofereço conhecimento.

ocondedemontecristoA história do filme “O Conde de Monte Cristo” (2002) possui algumas diferenças com a história do livro, escrito por Alexandre Dumas, que o inspirou.

Edmond Dantés é um jovem marinheiro, honesto, apaixonado por sua noiva Mercedes, e que acaba de ganhar o posto de Capitão do Pharaon, impotente embarcação Mercantil do Sr. Morell, onde encontra um grande amigo.

No entanto, tal sorte acaba por mudar quando seu melhor amigo, Fernand Montego, se alia ao 1° imediato do navio, Danglars, e ao Sr. Villefort, procurador de Maselha. Juntos, acabam por acusá-lo de traição e encarcerá-lo na Ilha de If, uma prisão que jamais alguém escapa.

Dantés, após varios anos, conhece na prisão um velho padre, que o ensinará tudo que sabe, auxiliará em sua fuga e o deixará rico. Assim, fora de If, sua sede de Vingança poderá ser finalmente saciada, através de seu novo título: Conde de Monte Cristo.

Apesar de o roteiro do filme manter o tema principal, que é a sede de vingança, várias características dos personagens foram alteradas em relação ao livro. A história passou a ser bem simplificada e chegaram até mesmo a tirar um dos inimigos de Dantés. Por muitas vezes, Edmond termina por perder traços marcantes de seu ser, por tal simplificação.

No entanto, continua a ser um belo conto, atemporal, assim como o é a sede de vingança; tão atemporal que recentemente lançaram uma nova série inspirada na narrativa: Revenge. Também pude notar diversas semelhanças entre “O Conde de Monte Cristo” e a nova novela da Globo, “Flor do Caribe”.

E logo logo estarei postando aqui resenha do livro e do seriado.

Apesar de todas as críticas que fiz, ainda sim tem seu valor, e vale a pena ser assistido!

4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s