Para Ler #1 – O Cozinheiro Cientista

Estreando as indicações de leitura, óbvio que meu livro escolhido tem que ser uma mistura de gastronomia, com uma pitada de ciência, e com experiências bem curiosas. O livro que estou falando é “O cozinheiro cientista”, do nossos Los Hermanos argentinos Diego Golombek e Pablo Schwarzbaum,e retrata a culinária como ciência, a cozinha como nosso laboratórios e os alimentos como nossos experimentos. o-cozinheiro-cientista--quando-a-ciencia-se-mete-na-cozinha---diego-golombek-e-pablo-schwarzbaum_6586387_169310

Com apresentação escrita pelo famoso Ferran Adrià, consegue misturar história, química, culinária e resultar num livro de fácil compreensão, de rápida leitura e de querer saber mais e mais com as experiências nele contida. Traz capítulos separados por refeições ou ingredientes, com algumas receitas/experiências entre eles.  Deveria ser leitura obrigatória para estudantes de gastronomia e nutrição. Merece ter seu tempo dedicado para essa leitura. E não deixem de ler a bibliografia comentada.

“…O alquimista culinário é capaz de saber muito facilmente se o ovo recém cozido está duro ou não: fazendo-o girar de lado sobre a mesa. Se ele girar rápido é porque está bem duro; se for difícil e ele ficar meio molenga, ainda está cru (as partes moles se opõem ao movimento,girando por si). De passagem, uma vez que saibamos que o ovo está duro, convém tirar a casca enquanto ele ainda está quente (é melhor do que tirá-lo sobre a água corrente fria). Convém começar a quebra-lo pela extremidade mais larga (onde está o ar), que é mais fácil…” 

5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s